Sicredi doa embarcações aos Bombeiros Voluntários de Agudo e Candelária
- 29/05/2024
- 0 Comentário(s)
Heróis muitas vezes anônimos e incansáveis no cumprimento de sua função, os bombeiros tiveram papel crucial para salvar a vida de milhares de gaúchos durante as enchentes. A imponente força da água fez a região Centro Serra ganhar destaque no noticiário nacional e internacional por meio de imagens impressionantes, como a da candelariense que se salvou após ser levada pela correnteza e o vídeo que mostra o barco dos bombeiros lutando bravamente contra a força da água para chegar até as famílias que precisavam ser resgatadas.
A partir das cenas vistas em toda a região com a enchente, a Sicredi Centro Serra RS se mobilizou para auxiliar no que estava ao alcance da cooperativa, como aquisição de alimentos, material de higiene e limpeza e higiene para destinar aos atingidos. Enquanto isso, equipes de resgate percorriam localidades alagadas para resgatar moradores sobre os telhados de residências. Muitas vezes, a única forma de resgate foi através dos barcos oficiais ou da comunidade, que foram imprescindíveis para que muitas vidas fossem salvas na catástrofe. Assim, com base no 7º princípio do cooperativismo – interesse pela comunidade – e diante da importância que os barcos tiveram nos salvamentos, a Sicredi Centro Serra RS decidiu realizar a doação de duas embarcações potentes para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Agudo e de Candelária, diretamente impactados com cheias dos rios Jacuí e Pardo.
Conforme o diretor-executivo da cooperativa, Dilamar Rusch, os dois barcos são da marca Yamaha, tendo um 30HPs e o outro 60HPs. Os equipamentos irão ajudar as corporações em casos de resgates durante enchentes, por exemplo. “A gente decidiu doar as embarcações por serem equipamentos muito necessários em eventuais emergências. Conversamos com os bombeiros de Agudo e Candelária para entender quais embarcações seriam mais úteis em cada região e então adquirimos os dois barcos que, juntos, estão avaliados em R$ 135 mil. É uma medida de precaução para enchentes e outros incidentes, que infelizmente estão ocorrendo com mais frequência”, destacou o diretor-executivo, que complementou. “O resgate é um ato de compaixão com quem está numa situação difícil. Esperamos que ninguém passe por isso, mas caso acontecer, as corporações terão uma possibilidade de chegar até essas pessoas necessitadas e resgatá-las", concluiu.
Embarcações farão a diferença
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária contava até então com um barco de 15HPs para realizar resgates. A nova embarcação doada pelo Sicredi Centro terá 60HPs, ou seja, quatro vezes mais potência. Conforme o presidente administrativo da corporação, Mateus Bock de Oliveira, os bombeiros locais enfrentaram muitas dificuldades na última enchente, o que lhes impossibilitou de chegarem em diversas localidades. “A vinda dessa embarcação irá trazer agilidade nos resgates, principalmente, em grandes enchentes. O rio Pardo tem muita correnteza e nossa embarcação com motor de 15HPs não conseguiu fazer a travessia para atender localidades como Linha Do Rio, Costa do Rio, Quilombo, Rebentona, entre outras. Agora vamos ter condições de melhor atender nosso município graças a essa doação”, comemorou Mateus, que agradeceu à cooperativa pela destinação do equipamento. “Esse gesto demonstra a importância do serviço realizado por esta instituição, com comprometimento e dedicação de todos os voluntários que atuam nas emergências. A corporação está muito feliz por receber esta importante embarcação que poderá salvar muitas vidas”, finalizou o voluntário.
Em Agudo, a corporação local também recebeu uma embarcação para auxiliar nos trabalhos de resgate aquático. Segundo o presidente da Associação Bombeiros Voluntários de Agudo, Fabiano Cézar do Nascimento, a chegada de mais uma embarcação vai facilitar o trabalho de gerenciamento das ocorrências, visto que Agudo conta com uma grande região de banhado pelo lado oeste do Rio Jacuí. “A doação é de suma importância para nossa comunidade e nossa corporação, pois possibilita uma maior rapidez no resgate às vítimas de enchentes, nas buscas e salvamentos em geral. Estamos muito honrados em ter recebido a doação da Sicredi Centro Serra RS, que sempre é muito parceira das entidades locais. A embarcação será muito útil não só para Agudo, mas para toda a região da Quarta Colônia e região Central do Estado”, finalizou.
Outras doações
Além dos barcos, o Sicredi também já mobilizou outras doações humanitárias para as vítimas das enchentes na região Centro Serra. Foram doadas 530 cestas básicos, 650 kits de higiene e 400 kits de limpeza, além de ajuda financeira para apoiar a recuperação de pontas e desobstrução de estradas. Nos próximos dias também chegará às escolas cerca de 1.000 pares de tênis e meias e material escolar, para distribuição aos alunos afetados. Com a parceria das Secretarias de Educação, foi possível mapear os alunos atingidos e fazer uma entrega assertiva. As doações já ultrapassam os R$ 300 mil. Mas o diretor Dilamar faz questão de enfatizar: “Não é só dinheiro, é ter com quem contar”.
Via: Sicredi
Foto: Reprodução
BobbyPucky
22/01/2022
canadian drugs online pharmacy <a href=https://disvaiza.mystrikingly.com/#>canada pharmacy </a>
canadian pharmacy <a href="https://disvaiza.mystrikingly.com/#">online medicine to buy </a>
canadian viagra generic pharmacy https://disvaiza.mystrikingly.com/